quinta-feira, novembro 30

A espinha dorsal da internet

 Veja um mapa com todos os cabos submarinos que interligam o mundo

14 de agosto de 2017 7


A internet é, hoje, usada por bilhões de pessoas. Em computadores, notebooks, celulares, tablets, relógios e TVs inteligentes, câmeras e até mesmo eletrodomésticos estão começando a ficar conectados. Apesar da maioria das pessoas saber como usar a internet, poucas delas sabem como essa grande e incrível rede funciona.
Hoje você só consegue conversar com alguém do outro lado do mundo instantaneamente graças às dezenas de cabos submarinos que interligam todos os continentes. Sim, a infraestrutura inteira da internet é formada por cabos, que atravessa oceanos e conectam continentes inteiros. Fazendo uma analogia simples, é como se esses cabos fossem a "espinha dorsal" da internet, aquilo que a possibilita ficar de pé.
Embora todo esse "esqueleto da internet" seja invisível para a maioria das pessoas, o site Submarine Cable Map permite a qualquer um visualizar essa infraestrutura e entender um pouco melhor como a internet funciona. A tela inicial do site exibe o mapa mundi com várias linhas coloridas interligando os continentes e vários pontinhos nas regiões costeiras.

Site Submarine Cable Map
As linhas coloridas, obviamente, são os cabos submarinos que levam o sinal da grande rede para todo o mundo. E os pontinhos brancos são as "landing stations", ou seja, estações terrestres que recebem esses cabos submarinos e distribuem o sinal entre todas as operadoras atuantes naquela região.
Por exexmplo, no Brasil temos várias operadoras de internet, tais como Oi, Vivo, Claro, TIM, NET e tantas outras. Todas essas empresas pegam o seu sinal diretamente dessas landing stations, que recebe o cabo de fibra óptica vindo do oceano. Esse sinal, então, é levado por outros cabos ou sinais de satélite para o interior da continente.
O Submarine Cable Map permite que o visitante clique em cada um dos pontos para saber em qual cidade ele fica e também quais empresas usam o sinal daquela estação. E clicando sobre qualquer um dos cabos, podemos ver o seu caminho em detalhes, além de outras informações, como o comprimento total do cabo, qual empresa responsável por sua montagem e manutenção e desde quando ele está ativo.


https://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n98260/submarine-cable-map.html




Nenhum comentário: